Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Faculdade de Design - ESPM e UNISINOS
Y-Art! Design > Design > Bate-papo
Luís
Fala galera blz..

Alguém ai faz ou sabe de alguém que faz faculdade de Design na ESPM? De preferencia em POA

Gostaria de saber como é lá, etc...
Me falaram que é uma das melhores mas eu não vejo muita divulgação a respeito de oportunidade de trabalho e parcerias em relação a ESPM por aqui...

Vejo bastante coisa a respeito da UNISINOS, que está com um curso parecido: Comunicação Digital. Segue o link: http://www.unisinos.br/nova_graduacao/digital/

A UNISINOS abriu curso de Design também, começará ano que vem.

Alguém tem algumas informações a respeito se o curso é bom, etc? Ou até informações sobre o curso de Comunicação Digital.

Abraço
chapolin_sartori
ba queria tbm faze facul d design mas naum sei nem q facul eh essa! acho q vo faze facul na ulbra mesmo aq perto da minha city!
vlw
Gui
Luís, pelo menos aqui em SP eu num sei nao..
ESPM eh mais pra, marketing, adm...
nunca ouvi falar em Design la..
Luís
http://www.espm.br/ESPM/pt/Home/Global/Cursos/

Vai em graduação
Gui
agora eu vi, mas acho que tem Faculdades mais especializadas.. aqui pelo menos tem Senac, Anhembi Morumbi..
Augustus Sigma
(Gui @ 03/12/2006 - 06:49 PM) [snapback]105837[/snapback]

agora eu vi, mas acho que tem Faculdades mais especializadas.. aqui pelo menos tem Senac, Anhembi Morumbi..

Anhembi é mais diversificada neste ramo.
Tem várias opções de Design.
Vini dot com
Pelamor hein... Comparar Anhembi com ESPM é comparar joio com trigo ¬¬

ESPM é a melhor e mais cara faculdade voltada para adm com ênfase em marketing, publicidade e design, superior a ela em sp só a USP e um pouco abaixo a FAAP.

Tenha dó meu irmão ganhou 4 vale inscrições de graça da anhembi quando foi fazer a prova na Metodista. ¬¬

UNISINOS já ouvi falar mas não sei te dizer como é, mas eu ficaria com a ESPM só que o curso de publicidade no primeiro ano é pelos 1.300 no segundo pula pra 1.700, se tiver dinheiro vai fundo.
Luís
(Music For Life @ 04/12/2006 - 01:46 AM) [snapback]105983[/snapback]

ESPM é a melhor e mais cara faculdade voltada para adm com ênfase em marketing, publicidade e design, superior a ela em sp só a USP e um pouco abaixo a FAAP.

Tenha dó meu irmão ganhou 4 vale inscrições de graça da anhembi quando foi fazer a prova na Metodista. ¬¬

UNISINOS já ouvi falar mas não sei te dizer como é, mas eu ficaria com a ESPM só que o curso de publicidade no primeiro ano é pelos 1.300 no segundo pula pra 1.700, se tiver dinheiro vai fundo.

Pois é foi o que eu imaginei..

Na ESPM Design ta 1300 por mes e na UNISINOS Comunicação Digital ta 1900. sad.gif
Pior que nas 2 são cadeiras fechadas, ou seja, não há como fazer menos.
Vini dot com
(Luís @ 04/12/2006 - 07:59 PM) [snapback]106274[/snapback]

Pois é foi o que eu imaginei..

Na ESPM Design ta 1300 por mes e na UNISINOS Comunicação Digital ta 1900. sad.gif
Pior que nas 2 são cadeiras fechadas, ou seja, não há como fazer menos.

Na ESPM se não me engano o primeiro colocado em cada curso ganha 75% de bolsa.

1900 DESIGN? Com uns 300 pau a mais eu pago MEDICINA no primeiro ano na Santa Casa. ¬¬
Augustus Sigma
(Music For Life @ 04/12/2006 - 01:46 AM) [snapback]105983[/snapback]

Pode até ser, mas o que conta é o profissional que vai se formar.

Quem lhe garante que alguém saido de uma Anhembi é pior do que uma ESPM?

Btw, USP não é aquelas coisas em Design não, conheço gente que entrou nela pensando que ia ter uma coisa, que ia ser "ninja", e saiu decepcionado pela qualidade do Curso.

A FAAP não conheço, portanto não posso argumentar.

Para mim, isto só são certificados. E sim, é bom te-lôs.

Mas quando acabar a faculdade, é você que vai decidir como utilizar seu conhecimento.

É minha opinião.
Vini dot com
(Augustus Sigma @ 05/12/2006 - 02:49 PM) [snapback]106582[/snapback]

Pode até ser, mas o que conta é o profissional que vai se formar.

Quem lhe garante que alguém saido de uma Anhembi é pior do que uma ESPM?

Btw, USP não é aquelas coisas em Design não, conheço gente que entrou nela pensando que ia ter uma coisa, que ia ser "ninja", e saiu decepcionado pela qualidade do Curso.

É minha opinião.

Isso é historinha, tudo bem que alguém que saia da uma anhembi pode vir a ser melhor que alguém da espm, mas isso é muito dificil acontecer, fora a formação que é superior da espm contra uma anhembi e o nome espm no seu curriculum vai valer mais que anhembi, tudo bem agora quantos fazem cursinho para entrar na anhembi?
O que você falou pode até ser mas é meio falho, oque vai importar é a sua base também, ou você já viu alguma foto de aluno de ensino público em autidors nas ruas passando em primeiro lugar e sendo o bam-bam-bam em publicidade ou medicina na usp ou qualquer faculdade boa?
Porque a USP é tão ruim sendo que você pode perguntar para qualquer professor de qualidade em SP qual faculdade fazer a primeira resposta é USP depois vem as renomadas que para mim é ESPM, PUC, Mackenzie e está subindo bem pouquinho a Metodista mas não é nenhuma top of the pops.
A Anhembi tem uma gama grande de curso que é a sorte dela pois se não já teria descido as portas pois pagar quase o mesmo valor que uma ESPM, eu não faria nem que de graça. worshippy.gif
Augustus Sigma
(Music For Life @ 05/12/2006 - 06:37 PM) [snapback]106698[/snapback]

Isso é historinha, tudo bem que alguém que saia da uma anhembi pode vir a ser melhor que alguém da espm, mas isso é muito dificil acontecer, fora a formação que é superior da espm contra uma anhembi e o nome espm no seu curriculum vai valer mais que anhembi, tudo bem agora quantos fazem cursinho para entrar na anhembi?

Depois que eu vi um semi-analfabeto entrar na Presidência de um País, ou de uma pessoa com o QI abiaxo da média assumir uma potência e declarar guerra, fico muito a questionar sobre a real importancia de uma formação "nos mais conceituados centros" em sua vida.

Retirando um texto da Wikipédia:

"Seguindo a tradição familiar, Bush foi enviado a um colégio interno freqüentado por outros membros da alta elite estadunidense, a Academia Phillips, em Andover, Massachusetts.

Lá passou os anos de 1961 a 1964, adquirindo notas consistentemente medíocres. Apesar disso e de sua pontuação no SAT haver sido apenas de 1206, ou 200 pontos abaixo da média dos calouros da Universidade de Yale em 1970, após sua formatura ganhou admissão à esta exclusivíssima instituição graças à enorme influência de sua família (seu avô, Prescott Bush, havia sido um dos regentes da universidade).

Durante sua estadia na Yale (Setembro, 1964 - Maio, 1968, continuou recebendo notas baixas, mas não perdeu tempo em ingressar à fraternidade Delta Kappa Epsilon (da qual foi presidente desde Outubro de 1965 até sua formatura), e no seu último ano à sociedade secreta Skull and Bones (ou Caveira e Ossos)."

Agora, voltando a seu comentário...

Muito difícil? Acho que não.
Como falei, depende da pessoa.

Eu te garanto, com provas, fatos e o escambáu, que alguns profissionais "do futuro" evoluiram mais em trabalhos com outras pessoas e "auto-aprendizado" (tem um nome, mas não me recordo qual é) do que estudando em faculdades "conceituadas" e "caras".

E não estou questionando a facilidade de se entrar na Anhembi (todos sabemos que é só jogar o RG e está matriculado).

O que você falou pode até ser mas é meio falho, oque vai importar é a sua base também, ou você já viu alguma foto de aluno de ensino público em autidors nas ruas passando em primeiro lugar e sendo o bam-bam-bam em publicidade ou medicina na usp ou qualquer faculdade boa?

Defina Boa.
Além disto, as revistas adoram mostrar exemplos de pessoas que "não tiveram condições, mas lutaram e conseguiram ser alguém na vida (ou passar num curso concorrido)". Qualquer lugar na mídia você acha um destes relatos.

Porque a USP é tão ruim sendo que você pode perguntar para qualquer professor de qualidade em SP qual faculdade fazer a primeira resposta é USP depois vem as renomadas que para mim é ESPM, PUC, Mackenzie e está subindo bem pouquinho a Metodista mas não é nenhuma top of the pops.

E eu te respondo dizendo que uma parcela dos "Professores e Profissionais de Qualidade" deste ramo não se formaram na USP, nem a recomendam.

Além disto, quais conceitos você utiliza para definir se é melhor ou pior?

A Anhembi tem uma gama grande de curso que é a sorte dela pois se não já teria descido as portas pois pagar quase o mesmo valor que uma ESPM, eu não faria nem que de graça. worshippy.gif

O Curso de Design Digital da Anhembio está em 890 reais, ou algo assim, se não me engano.

Portanto, são valores BEM abaixo do que você citou na ESPM.
mega carlosdias
Bem é meio relativo discutir nome de faculdade e qualidade do aluno formado
a UNESP, USP, UNICAMP e UERJ estao entre as 900 melhores faculdades do MUNDO mas se voce entrou lá e foi um george w. bush da vida seria melhor fazer vender bala na rua

Em bauru existem somente 2 cursos de design, Desenho Industrial - Programacao Visual - UNESP (o que vou prestar daqui 1 semana) e DESIGN - IESB (Instituto de Ensino Superior de Bauru) que está na faixa de R$450,00 mas voce pode conseguir ate descontos de 50% se chorar um pouco. Meu objetivo é a UNESP mas nao discrimino o IESB que cresceu muito em pouco tempo e conseguiu boas notas no exame do MEC e as duas turmas formadas resultaram otimos profissionais (vi o portfolio de alguns) alem de que meu professor no colegio tecnico tb da aulas no IESB.

Como diria Einstein, tudo é relativo =)
Дℓєҳ Мžρℓīқ
eExiste uma questão q se está esquecendo: "não basta a mulher de César ser honesta. ela tem q parecer honesta".

claro q escolher uma boa faculdade é o ideal, mas pense bem: existem ótimas faculdades e péssimas, mas na triagem de currículos, se vc tiver o nome USP, ESPM, PUC, FAAP, etc., sua chance é maior, pq o nome é bem conhecido e tem prestígio.

vivemos numa sociedade de aparência. claro q se vc tiver qualquer um desses nomes, isso não te garante o emprego, mas vai te deixando passar pela peneira. agora, se vc é ou não um bom profissional, isso só vai interessar de verdade na hora do vamos ver. tenho vários amigos em sampa q são muito profissas, altamente qualificados, mas apena em seu trabalho, não no lido humano. e isso nenhuma facul vai te ensinar a ser, e isso abre portas pra cacete. hoje em dia não importa quão crânio vc seja, como já foi no passado: perfis idiossincráticos têm menores chances no mercado de trabalho.
mega carlosdias
perfis idiossincráticos
????
o que ser isso? =D
Дℓєҳ Мžρℓīқ

http://pt.wikipedia.org/wiki/Idiossincrasia
Idiossincrasia. S. f. 1.(Rubrica: medicina) Predisposição particular do organismo que faz que um indivíduo reaja de maneira pessoal à influência de agentes exteriores (alimentos, medicamentos etc.). 2. Característica comportamental peculiar a um grupo ou a uma pessoa.

Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

Idiossincrasia. S. f. 1. Disposição do temperamento do indivíduo, que o faz reagir de maneira muito pessoal à ação dos agentes externos. 2. Maneira de ver, sentir, reagir, própria de cada pessoa.
Fonte: Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, Folha/Aurélio

geralmente é associado a indivíduos q possuem fortes maneirismos e atitudes ao convívio deflagrados e incrustrados em sua personalidade, muitas vezes definidos como egocentrismo, personalidade forte ou até mesmo pessoa de difícil convivência.
mega carlosdias
ou seja um baixo Q.E.
Quoeficiente Emocional, algo muito buscado nos profissionais de hoje em dia, de nada adianta ter o talento de Beethoven se vc cortar sua orelha por causa da primeira mulher mulher que aparecer na sua frente ou entao brigar com todo mundo pois chutaram o estabilizador e voce nao salvou nada =)
Augustus Sigma
(mega carlosdias @ 05/12/2006 - 10:11 PM) [snapback]106813[/snapback]

ou seja um baixo Q.E.
Quoeficiente Emocional, algo muito buscado nos profissionais de hoje em dia, de nada adianta ter o talento de Beethoven se vc cortar sua orelha por causa da primeira mulher mulher que aparecer na sua frente ou entao brigar com todo mundo pois chutaram o estabilizador e voce nao salvou nada =)

Infelizmente, um problema que tenho. sad.gif

Mas, completando o tópico, acho que esta escolha seria melhor definida se pudessemos conversar com várias pessoas que realizam cursos de design nas diferentes faculdade.

Não concordam?
mega carlosdias
de acordo dr. sigma =D
Vini dot com
Augustus Sigma, é o que você falou no começo é a infeliz verdade concordo em 100%.

Eu considero faculdade boa aquela que põe no mercado os melhores profissionais, como você sabe é o aluno quem faz a faculdade mas a faculdade é quem da toda a base, logo se os alunos são bons a faculdade vem a ser de um padrão bom de ensino.

Agora, com todos os professores que já falei todos recomendam uma pública, nunca ví um professor dizer que uma faculdade particular é melhor ou superior ao um ensino público.

O que o Alex falou é verdade, ter aquelas faculdades só vai aumentar um pouco a sua chance de ter um bom emprego.
bruno camargo
aqui em sp se naum me engano, ela eh a terceira melhor... as primeiras são belas artes e faap...

abraços !!
Felipe Melo
cara isso de pública e particular ta caindo hoje em dia
uma amiga terminou essa semana uma Oficina de Edição de Vídeo na Globo, e está com chance de ser contratada, e 90% dos profissionais da área que ela viu lá na globo tinham feito desenho industrial na UNIVERCIDADE, que é particular...

e eu vejo meus professores falando mal da UFRJ direto... que falta isso, falta aquilo... nego desinteressado... nego que so quer se drogar...

e bem ou mal pra qualquer área de design o que acaba contando MAIS é o seu portfólio... ainda não vi um anuncio de vaga pra emprego que não tenha que mostrar portfólio

claro, se vc estiver em uma faculdade boa, vc vai ter acesso a informações melhores, já em uma ruim vc teria que correr muito mais atrás pra pegar o msm nível

e a ESPM esse ano foi classificada a melhor escola da área de marketing (e comunicação voltado pra marketing)
e a UNIVERCIDADE como melhor escola do Brasil em Desenho Industrial

pode ser verdade ou não, mas ta lá no O Guia do Estudante da Editora Abril 2006
caio.vinícius
Só dando um ponto de vista:

- Acho muito antigo esse negócio de só universidade pública ter prestígio, além do que, sai bem mais caro você ir estudar em uma pública fora de sua cidade do que uma particular na mesma.

- Outra coisa, sobre o curso em questão (design, publicidade, marketing) o pessoal contrata 99,9% de pessoas com experiência e 00,1% de pessoas formadas em "boas universidades/faculdades"... Ou seja, é como meu pai diz: Não é a faculdade que faz o aluno, mas sim, o aluno é quem faz a faculdade.
Vini dot com
(Kaworu @ 06/12/2006 - 08:03 PM) [snapback]107201[/snapback]

Só dando um ponto de vista:

- Acho muito antigo esse negócio de só universidade pública ter prestígio, além do que, sai bem mais caro você ir estudar em uma pública fora de sua cidade do que uma particular na mesma.

E quem disse que você precisa sair da sua cidade para fazer uma pública? XD

(Kaworu @ 06/12/2006 - 08:03 PM) [snapback]107201[/snapback]

- Outra coisa, sobre o curso em questão (design, publicidade, marketing) o pessoal contrata 99,9% de pessoas com experiência e 00,1% de pessoas formadas em "boas universidades/faculdades"... Ou seja, é como meu pai diz: Não é a faculdade que faz o aluno, mas sim, o aluno é quem faz a faculdade.

Isso você tirou da onde? Isso ai não tem o menor fundamento, você ter um bom portifolio e ter uma experiência até vai, agora você praticamente disse que faculdade não serve, que o que interessa é mostrar serviço, pelo menos foi oque eu entendi e isso está totalmente errado, o ensino superior é a sua base, não tem essa de "o aluno que faz a faculdade" ele vai fazer sim, se a faculdade for boa e der base para ele.
Дℓєҳ Мžρℓīқ
olha, esse lance de o aluno que faz a faculdade ou não é semi-balela.

sim, é por avaliação de quantos alunos são aprovados q faz a faculdade ter renome (independente deles terem colado ou não).

mas lembre-se q mesmo com experiência, ainda há àvaliação da empatia do indivíduo. e essa é q muitos são descartados, mesmo sendo altamente superiores aos q são selecionados no final. sem falar no consagrado Q.I. e na empatia do entrevistador.

também existe a lendária questão da exploração: quanto vc podepagarXquanto vc quer pagarXquanto é exigido por lei q vc pague. se vc é um webdesigner que também é um webmaster que também é programador que também é flashdesigner que também é um flashcoder que também é digitador que também é redator que também é designer gráfico que também sabe fazer cafezinho que também é um bom atendente que também é um bom atendente telefônico que fala fluentemente inglês que fala fluentemente espanhol que sabe puxar o saco do patrão tão bem q ele mal percebe que também engraxa sapado e se veste bem e tem postura profissional, lógico que vc terá uma chance de 78% de ser contratado.
Vini dot com
(Alex Mzplik @ 06/12/2006 - 10:28 PM) [snapback]107270[/snapback]

olha, esse lance de o aluno que faz a faculdade ou não é semi-balela.

sim, é por avaliação de quantos alunos são aprovados q faz a faculdade ter renome (independente deles terem colado ou não).

mas lembre-se q mesmo com experiência, ainda há àvaliação da empatia do indivíduo. e essa é q muitos são descartados, mesmo sendo altamente superiores aos q são selecionados no final. sem falar no consagrado Q.I. e na empatia do entrevistador.

também existe a lendária questão da exploração: quanto vc podepagarXquanto vc quer pagarXquanto é exigido por lei q vc pague. se vc é um webdesigner que também é um webmaster que também é programador que também é flashdesigner que também é um flashcoder que também é digitador que também é redator que também é designer gráfico que também sabe fazer cafezinho que também é um bom atendente que também é um bom atendente telefônico que fala fluentemente inglês que fala fluentemente espanhol que sabe puxar o saco do patrão tão bem q ele mal percebe que também engraxa sapado e se veste bem e tem postura profissional, lógico que vc terá uma chance de 78% de ser contratado.

Concordo em gênero, número e grau. clap1.gif
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.